terça-feira, 30 de outubro de 2012

Que saudades tinha do meu amigo Xico...


Meus caros, lamento imenso não ter escrito este fim-de-semana. Como referi no último post, o próximo tema seria e será sobre Francisco Louçã. Era 12.00h de sábado quando fui ter com ele à Barragem de Alqueva. Tínhamos combinado uma pescaria no dia anterior, uma vez que ele agora tem mais tempo livre. Conheço o Xico (Louçã, claro!) há bastante tempo, mas desde que é deputado, nunca mais tive a oportunidade de estar com o meu amigo Xico. Quando eu cheguei, já lá estava ele. Ao entrar na ponte, consegui vê-lo ao longe, com aquele pescoço enorme e cabeça de melão, mas claro, sempre bem vestido. No dia que ele anunciou que ia deixar o Parlamento fiquei preocupado, pois como é que uma pessoa tão inteligente ia deixar um emprego tão bom? Por isso decidi perguntar-lhe: 
“Ó Xico ouve lá, que ideia é essa de deixar o cargo de deputado, quando a vida está tão má agora? Nem empregos há! O que vás fazer? Sei que são 13 anos sem fazer nada, mas além disso quando te via na televisão estavas sempre a sorrir e a mandar umas piadas, carregando nos R’s como tu gostas… que vás fazer pá?” Ele ficou a olhar para mim, a pensar quem seria eu? Até que caiu em si e disse: 
“Ó Chaparro meu amigo, como tu disseste, são 13 anos sem fazer nada, a meter-me com os gajos que estão no poder, sempre a chateá-los, disse muita bocanice, mas o quê? Eu estava lá para passar o tempo, tinha que dizer qualquer coisa, não achas?” 
“Claro Xico, tu sempre foste mais esperto do que os outros…” 
“Por isso mesmo, meu caro, é que eu já deixei aquele bando de anormais, pois quando se é deputado, é preciso saber fazer duas coisas: uma é estarmos sempre a dizer bocanices, a outra é saber poupar o ordenado, e quando chego a esta idade perto da reforma, eu quero é que eles se fod….!” 
“Ó Xico isso não parece teu, és um bloquista como eu!” 
“Ó Chaparro mas tu és bloquista desde quando?” 
“Olha desde há um mês, decidi ser como tu! E a verdade é que ser bloquista não é fácil. Tal como tu, também tenho que inventar muita coisa e dizer bocanices, por isso, meu caro Xico, compreendo-te na perfeição. Agora espero que tu cumpras o que disseste, que vás para a rua com os cidadãos e grites, carregando nos R’s, contra este governo e as suas medidas de austeridade. Xico, só mais uma pergunta: então o Vítor Gaspar é teu primo e tu não dizias nada? Isto da politica é só mesmo para amigos, compadres e agora primos….. e já agora, se me arranjares um lugar como deputado eu agradeço-te bastante, mas não vou aceitar porque como tu dizes eu quero é que eles se fod……”.

Sem comentários:

Enviar um comentário